13 ago 5 dicas de como deixar o banheiro adaptado para o idoso
Com a chegada da idade avançada, é comum que nossos reflexos fiquem mais lentos, a vista embaçada e a mobilidade afetada. Essas condições exigem melhorias no imóvel com uma casa adaptada para melhor acomodação e evitar riscos, principalmente com a necessidade do banheiro adaptado para idoso.
Isso porque o banheiro é um dos maiores problemas que pessoas de idade avançada podem enfrentar, devido à mobilidade que faz as simples ações de higiene se tornar as mais difíceis.
Pensando nisso, preparamos este artigo com 5 dicas de adaptações no banheiro, para que um simples caminhar pelo local não torne um risco para o idoso. Acompanhe!
1. Instalar barras de apoio
As barras de apoio são fundamentais para que haja mais segurança do uso do banheiro adaptado para idoso, isso porque elas auxiliam no apoio para caminhar, abaixar para utilizar o vaso sanitário e na área do banho. Para idosos com doenças como labirintite, as barras de apoio se tornam fundamentais.
2. Utilização de tapetes antiderrapantes
A utilização de tapetes antiderrapantes é algo fundamental, pois evita diversos tipos de acidentes, além de auxiliar na hora do banho, evita escorregões e acidentes.
3. Substituir a porta do box
Há opções melhores de portas do box para serem aderidas, as mais recomendadas são as que permitem visão do idoso, que seja de material inquebrável e que não tenha trilho no chão. Nesse caso, é preciso substituir a porta, deixando-a sem nada ou colocar uma cortina.
4. Optar por um box resistente
A opção de um box mais resistente é uma forma mais adequada de adaptar o banheiro, pois evitará acidentes com mais facilidades. Para isso, vale optar por barras de apoio de metal no chuveiro que tenham qualidade e resistência, isso ajudará na hora de manter a segurança.
5. Obter uma iluminação adequada
Uma iluminação adequada é algo extremamente fundamental na hora de adaptar um banheiro para idosos. Isso porque, no geral, a maioria tem problemas de visão enfraquecida pelo tempo, o que torna as tarefas muito mais difíceis. Assim, uma boa iluminação irá de fato deixar tudo mais seguro, evitará acidentes e manterá uma maior confiança do idoso ao utilizar o banheiro.
Além disso, vale apostar nos acessórios para facilitar o banho, como o uso da cadeira, principalmente quando o equilíbrio do idoso está comprometido. Também se recomenda o uso de pisos, azulejos e moveis claros, que transmitam a visibilidade do espaço de maneira mais clara.
O ideal é que o banheiro seja amplo, permitindo a entrada de um acompanhante ou cuidador para ajudar na higiene pessoal ou caso seja necessário uma cadeira de rodas. O banheiro adaptado para idoso não gera um custo alto, desde que entenda a necessidade antes de iniciar a reforma de adaptação. Os idosos são pessoas que não têm mais o mesmo reflexo, força ou equilíbrio como os mais novos, fazendo com que necessitem mais de apoios e adaptações.
Assim, essas mudanças trazem mais tranquilidade e segurança, permitindo ele sentar e levantar a hora que quiser, trazendo mais conforto para quem já esta vivendo a melhor idade e busca por qualidade de vida.
Gostou do nosso conteúdo sobre banheiro adaptado para idoso ? Então, certamente vai gostar de ler este artigo sobre o atendimento domiciliar para idosos e descobrir como funciona esse serviço. Boa leitura!