12 set Saiba como identificar e tratar a infecção urinária em idosos
A infecção urinária é uma das doenças que acomete pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, sendo a maioria mulheres devido à anatomia feminina. Porém a infecção urinária em idosos tende a ser mais perigosa e precisa de atenção, pois se desenvolve de maneira diferente dos jovens.
A infecção acontece por meio de bactérias que habitam entre a área da vagina e do ânus que acabam se alojando na bexiga gerando a cistite e em alguns casos podendo chegar aos rins e formar pielonefrite.
Nos jovens, a infecção esta associada ao fato de não urinar com frequência e as atividades sexuais, enquanto a idade avança, ela pode ocorrer devido à diminuição da produção de estrogênio nas mulheres e aumento da próstata nos homens, o que dificulta esvaziar a bexiga. Os sintomas mais comuns são urina escura com forte odor e presença de sangue, além da dor ao urinar.
Para entender melhor, preparamos este artigo com o intuito de ajudar identificar a infecção urinária em idosos e obter os cuidados junto com o tratamento adequado. Acompanhe!
Quais são as principais causas e como é possível identificar a infecção urinária?
Sendo a maior causa de internações entre os idosos, muitas vezes, a infecção urinária não dá sintomas considerados aparentes, como a mudança de temperatura e dores locais, então, o diagnóstico do responsável pode ser mais difícil e deve requer um cuidado específico. Dentre as principais causas desse tipo de infecção, elas normalmente ocorrem pela falta do hábito de beber água e de higiene pessoal.
Em mulheres e homens acima de 40, a predisposição pode ser maior, respectivamente:
- Com a menopausa, onde as quantidades de estrógeno diminuem e altera a flora vaginal, logo a proliferação de bactérias é mais fácil;
- Com o aumento da próstata, que acaba dificultando o esvaziamento da bexiga. Esse aumento pode ter várias causas e precisa ser consultado por um urologista.
Quais os cuidados que devem ser tomados em relação à infecção urinária em idosos?
O tratamento da infecção urinária em idosos é feita basicamente por meio de antibióticos e analgésicos que podem diminuir a dor e a ardência na urina e é feito através de acompanhamento médico por geriatrias ou urologistas. Para tratar de uma infecção urinária em idosos, alguns cuidados devem ser tomados para com os pacientes, tais como:
Observe a quantidade e características da urina – sempre que possível, e deve fazer um registro para o caso de haver alguma mudança incomum para ser reportado ao médico.
Tenha cuidados extras na hora do banho e na higiene da região genital – certifique-se de que a limpeza está sendo feita de maneira certa, principalmente quando o paciente faz uso de fraldas geriátricas.
Proporcione uma alimentação adequada e nutritiva – isso garante o fortalecimento da imunidade do seu paciente, e acaba incentivando que o idoso beba mais água.
Sempre verifique o comportamento do idoso – alterações no humor precisam ser consideradas, como apatia, cansaço, confusão, irritabilidade, entre outros. O acompanhamento psicológico é importante em situações de bastante alteração comportamental.
Evite que o paciente retenha a urina por muito tempo na bexiga – a retenção tem consequências negativas para a saúde mental e física do idoso. Quando aumentar o consumo de água, ele deve urinar mais.
Como dito anteriormente, o tratamento pode mudar de acordo com o grau de infecção do paciente, por isso é imprescindível que o acampamento médico especializado seja feito. Os cuidadores, mesmo sendo responsáveis pelos cuidados dos pacientes, devem ter em mente que seus pacientes precisam do acompanhamento médico especializado para não só tratar como também evitar a infecção urinária em idosos que não são predispostos.
Gostou do nosso artigo e quer obter mais conhecimento sobre infecção urinária em idosos? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book de guia prático para idosos com Alzheimer no lar e veja como cuidar da saúde com segurança.