fbpx
Fisioterapia home care: afinal, como ela pode ajudar o idoso?

Fisioterapia home care: afinal, como ela pode ajudar o idoso?

Saber como a fisioterapia home care se diferencia da fisioterapia tradicional ajuda a compreender melhor a sua importância e como ela pode ajudar idosos a se recuperar de suas limitações e fragilidades. Com o aumento da expectativa de vida da população brasileira, os serviços de fisioterapia domiciliar tem crescido bastante.

Tendo isso em vista, vamos explicar a diferença entre fisioterapia home care e a fisioterapia tradicional e mostrar qual serviço escolher para garantir uma assistência de qualidade. Veja também os benefícios que essa terapia representa na saúde dos idosos e por que é tão importante contar com uma empresa especializada em atendimento integrado à terceira idade. Confira!

O que é a fisioterapia home care?

A fisioterapia home care é uma modalidade de tratamento específica realizada em casa. Promove a reabilitação de partes do corpo afetadas por doenças ou pelo processo natural de degeneração que acompanha o envelhecimento.

Para atuar nesse ramo, é necessário fazer uma faculdade específica em fisioterapia, com disciplinas focadas em reabilitação dos diferentes sistemas e aparelhos do corpo humano, bem como, realizar estágios nessa área.

Ainda que o foco desses processos terapêuticos seja a recuperação da saúde, há algumas diferenças entre a fisioterapia home care e a modalidade tradicional. Para melhorar a compreensão enumeramos algumas características da fisioterapia tradicional:

  • Em geral, pode-se atender vários pacientes ao mesmo tempo;
  • O fisioterapeuta pode exercer outras tarefas simultaneamente ao atendimento;
  • É necessário o acompanhamento de um parente ou de cuidador até o local de atendimento;
  • Exige-se maior gasto financeiro com despesas extras eventualmente exigidas pelas instituições;
  • Demanda mais tempo com a locomoção que podem representar custos com transporte particular ou público;
  • Pode haver filas de espera ou demora para agendar o procedimento.

Já a fisioterapia home care apresenta as seguintes características e vantagens:

  • Indicado para tratamentos de longo prazo, como as doenças crônicas;
  • Possibilita um atendimento personalizado e mais humanizado;
  • É a mais indicada para pacientes com dificuldade de locomoção;
  • O profissional tem mais flexibilidade de dias e horários para atendimento;
  • Reduz gastos financeiros e não precisa de tempo para a locomoção;
  • Assegura a atenção individualizada, comodidade e mais conforto ao paciente;
  • Diminui a exposição do paciente a riscos de infecções ou à contaminação por outras doenças;
  • Possibilita a presença da família;
  • O atendimento em local em que o paciente já está familiarizado possibilita resultados mais rápidos;
  • Facilita o esclarecimento de dúvidas diretamente com o fisioterapeuta responsável.

O conforto de poder contar com um profissional de fisioterapia domiciliar também favorece a realização das atividades de forma individualizada. O fisioterapeuta pode levar seu próprio material, como bolas para fortalecimento muscular e espirômetro para melhorar a capacidade respiratória. Essas vantagens colocam a fisioterapia de home care muito a frente da modalidade tradicional.

Em que áreas da saúde a fisioterapia home care pode ser aplicada?

Na terceira idade, os benefícios resultantes da fisioterapia são imensos. Vale ressaltar que todas as aplicações da fisioterapia tradicional podem ser realizadas no conforto do seu lar, principalmente para pacientes acamados. Mediante isso, listamos algumas áreas em que esse suporte especializado pode ajudar bastante na redução dos impactos causados pelas limitações do envelhecimento. Veja quais são!

Geriatria

Na Geriatria, os exercícios proporcionam maior bem-estar e muito mais qualidade de vida ao idoso. Possibilitam, assim que o seu familiar com mais idade consiga conviver melhor com as dificuldades e limitações. 

Isso é importante porque promove a longevidade saudável e melhora a disposição e a capacidade para a realização das tarefas de rotina. Também aumenta a motivação para o envolvimento em atividades de lazer e de socialização, o que estimula o interesse em participar ativamente do convívio social e familiar.

Neurologia

Na área de neurologia, os exercícios fisioterapêuticos — específicos para ativar as funções neurais — induzem ações que promovem a recuperação de áreas cerebrais que controlam coordenação motora e da força. Entretanto, a reabilitação depende do nível de comprometimento da região afetada.

A fisioterapia é baseada em exercícios com funções de alongamento, equilíbrio e fortalecimento das pernas para efetivar e treinar habilidades de marcha. Tais atividades também são úteis para promover a restauração das funções motoras, além de reduzir o desenvolvimento de doenças como acidente vascular encefálico (AVE), paralisia cerebral, Parkinson e esclerose, por exemplo.

Sistema cardiorrespiratório

Nessa área, as manobras de exercícios são aplicadas com o objetivo de restabelecer as funções do aparelho cardiorrespiratório e prevenir complicações nesse sistema. Entre os benefícios desse suporte, destacam-se a redução e controle de pneumonias, enfisemas pulmonares e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Aparelho locomotor

Na idade avançada, comumente surgem doenças que comprometem ossos e articulações. Nesse sentido, contar com um serviço especializado de fisioterapia home care auxilia bastante no tratamento dos problemas musculares e esqueléticos. Considerando as limitações que afetam a mobilidade, contratar esses serviços é uma forma de prevenção da saúde nessa etapa da vida.

As técnicas realizadas pelos profissionais desse ramo são específicas para fortalecer as pernas e pés e promover a reabilitação do aparelho locomotor. Os exercícios ajudam a aliviar a dor, corrigir deformidades, restabelecer as funções prejudicadas pelo envelhecimento e fortalecer a musculatura.

Quais os benefícios dessa modalidade de fisioterapia para os idosos?

A fisioterapia home care é conhecida por oferecer aos pacientes — com maior ou menor risco de internação iminente — um tratamento diferenciado e que tem como meta principal a estabilização e a manutenção do suporte domiciliar especializado.

Esses serviços são excelentes alternativas para os pacientes que não desejam frequentar clínicas, mas o médico recomendou um trabalho intensivo ou apenas atividades de manutenção ou de reabilitação. 

Assim, a fisioterapia domiciliar é escolhida pelos familiares de idosos que preferem continuar o tratamento no conforto e na comodidade do lar. Manter o tratamento em ambientes já conhecidos, como a sua própria casa, além de permitir a flexibilidade de horários, favorece a proximidade com a família e faz com que os idosos se sintam mais seguros e amparados.

Igualmente relevante é poder contar com o suporte de uma empresa especializada em atendimento integrado ao idoso. Isso ajuda bastante na hora de contratar um profissional da fisioterapia home care, já que possibilita ao fisioterapeuta fazer uma avaliação para um plano de cuidado focado na rápida reabilitação e no resgate da qualidade de vida e do bem-estar do paciente.

Precisa de suporte profissional para cuidar do seu familiar? Conheça nossos serviços especializados em fisioterapia home care e conte conosco com o que precisar!



× Como podemos te ajudar?