12 dez Você sabe a diferença entre cuidador e técnico de enfermagem?
Na hora de contratar um profissional para auxiliar nos cuidados com seu ente querido, convém saber a diferença entre cuidador e técnico de enfermagem no atendimento home care. Isso é fundamental para garantir o suporte adequado às necessidades do seu familiar, principalmente para quem já está acamado ou com limitações típicas da idade.
Nessa perspectiva, você precisa considerar como a contratação certa do tipo de profissional pode impactar nos cuidados domiciliares que o paciente vai receber. Veja, então, a diferença específica entre essas profissões e saiba como fazer a escolha adequada para assegurar o bem-estar e a atenção que seu ente querido merece. Acompanhe!
O que faz um cuidador de idosos?
O profissional que cuida de idosos pode ajudar em diferentes tarefas:
- Auxílio com as medicações na hora certa;
- Cuidados com o banho e a higiene pessoal;
- Servir de companhia em passeios ou viagens;
- Acompanhar o idoso ao médico, entre outras.
Poder contar com um cuidador tranquiliza a família e contribui para melhorar a qualidade de vida do idoso, independentemente de ele ser ou não acamado. Além do mais, ainda ajuda a estabilizar o lado emocional do paciente, já que ele percebe que tem alguém ao seu lado para um suporte adequado no que se refere à atenção e cuidados especiais.
O cuidador de idosos também pode ajudar a equipe de home care e acompanhar os serviços especializados de acordo com a prescrição médica. Uma das vantagens de manter a continuidade do tratamento do paciente em casa é que ele pode ficar mais próximo dos familiares. Também evita a exposição à infecção hospitalar, o que reduz os riscos de piora em seu quadro de saúde. Nesse sentido, a contratação de um cuidador de idosos torna-se uma excelente opção para auxiliar familiares e enfermeiros no trabalho em domicílio.
O que faz o técnico em enfermagem no atendimento home care?
Toda a rotina que envolve o tratamento de idosos em home care é estabelecida por orientação médica. Esse trabalho engloba diferentes profissionais capacitados no atendimento de demandas específicas com o foco na recuperação da estabilidade da saúde do paciente.
O técnico de enfermagem pode prestar diversos serviços de enfermagem. Logo, ele pode observar a evolução do quadro clínico, monitorar os sinais vitais do paciente e comunicar ao médico ou à família as eventuais intercorrências. Também está apto para administrar medicações e fazer curativos e outros procedimentos mais simples.
Vale destacar que as necessidades de cada paciente são o fator determinante para o tipo de atendimento que o cuidador de idosos ou o enfermeiro vai executar. No entanto, quando o cuidador de idosos trabalha integrado à equipe de home care, tarefas como alimentação, cuidados com a higiene pessoal, companhia e auxílio psicológico ao idoso são atribuídas a esse profissional.
Ao contrário das tarefas de rotina do cuidador de idosos que preza por bem-estar e provimento das necessidades e do conforto do paciente assistido, o enfermeiro que presta atendimento domiciliar trabalha focado na manutenção da vida.
Nesse contexto, a contratação de uma empresa de home care que oferece serviços especializados garante a qualidade da assistência profissional que o seu familiar necessita. Portanto, saber a diferença entre cuidador e técnico de enfermagem é essencial à contratação do serviço correto e à garantia de que todas as demandas serão atendidas.
Entre em contato com a Alpha care e conheça nossos serviços especializados em atendimento Home Care!