12 nov Câncer de próstata na terceira idade
O câncer de próstata é a segunda neoplasia mais comum entre os homens acima dos 60 anos. Também conhecido como câncer da terceira idade, o câncer de próstata é aquele que acomete uma glândula que fica localizada entre a bexiga e o pênis do homem e à frente do reto, a próstata. Essa glândula é atravessada pela uretra e faz parte do aparelho reprodutor masculino.
A principal função da próstata é produzir o líquido prostático, uma secreção que protege os espermatozoides deixando o sêmen mais fluído. Responsável por 30% do volume do esperma ejaculado a cada relação sexual, o líquido prostático é o que dá a aparência leitosa ao esperma e garante a sobrevivência dos espermatozoides até a fecundação.
O envelhecimento é considerado fator de risco para o surgimento de neoplasias porque com o avançar da idade, o corpo perde gradativamente a capacidade de recuperação celular, ou seja, as células também vão envelhecendo. O envelhecimento celular é um processo natural e torna as pessoas com mais de 60 anos suscetíveis a desenvolverem algum tipo de câncer.
O câncer de próstata é considerado uma neoplasia da terceira idade porque a maioria dos tumores que se instalam nessa glândula crescem de forma bem lenta e geralmente só conseguem ser detectados quando o paciente já tem mais de 60 anos. Por isso, para evitar o câncer de próstata, a palavra-chave é prevenção.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Muitas vezes, se inicia de forma lenta e pode não apresentar sintomas, agindo de forma silenciosa no corpo. Já em outras, pode se multiplicar de forma rápida e agressiva, podendo atingir outros órgãos, provocando efeitos ainda mais sérios e mais difíceis de se controlar. Alguns sintomas mais comuns de pessoas com câncer de próstata na terceira Idade podem ser dificuldades de urinar, necessidade de urinar muitas vezes ao dia e a noite, e até, em casos mais graves, sangue na urina, infecções generalizadas ou insuficiência renal.
Como é feito o diagnóstico do Câncer de Próstata?
O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito através de exames de toque retal e dosagem PSA diretamente com um médico urologista, que devem ser feitos de forma preventiva quando existe algum tipo de incômodo ou sintoma, visando identificar a necessidade de biópsia da próstata, na qual pode ser confirmar uma existência ou não de câncer de próstata.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o exame de avaliação preventiva seja feito por todos os homens, a partir dos 50 anos de idade, e para os que possuem histórico familiar ou sejam de raça negra, seja feito a partir dos 45 anos.
Como prevenir o câncer de próstata?
Prevenção é a palavra-chave para combater o câncer de próstata, que atinge um a cada seis homens com idade igual ou superior a 60 anos.
Conheça algumas medidas preventivas:
- Adotar hábitos saudáveis desde cedo pode reduzir o número de idosos acometidos pela neoplasia;
- Alimentar-se adequadamente, controlar o uso do açúcar e do sal na comida;
- Prática regular de exercícios físicos;
- Não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas são hábitos preventivos que contribuem para a qualidade de vida do idoso e de sua saúde, pois retardam o processo de envelhecimento celular.
A detecção precoce também é uma forma de prevenção do câncer de próstata, conhecida como prevenção secundária. Após os 40 anos de idade é recomendado que todos os homens se consultem regularmente com um urologista para se submeterem a exames e procedimentos capazes de diagnosticar a doença.
Homens com histórico de neoplasias na família devem procurar o atendimento médico ainda mais cedo, por volta dos 35 anos.
Quer conhecer melhor nossos serviços? Então, entre em contato agora mesmo e esclareça suas principais dúvidas!