12 nov Benefícios que o contato com a natureza oferece aos idosos
Não é mais novidade que o contato com a natureza é capaz de beneficiar a saúde de diversas formas em qualquer fase da vida. E durante o processo de envelhecimento essas atividades tem se mostrado coringas para saúde física, cognitiva e emocional, trazendo equilíbrio na busca de qualidade de vida.
Veja 5 motivos pela qual a natureza pode ser fundamental para a saúde durante a terceira idade.
Fonte de Vitamina D
O contato com a natureza inclui a exposição ao sol, que é uma excelente fonte de vitamina D. Sua ação no corpo melhora a absorção do cálcio, responsável pelo fortalecimento dos ossos e, também na redução de doenças como diabetes, câncer, acidentes vasculares cerebrais e doenças cardíacas.
Momento de pausa
A sobrecarga das atividades diárias podem nos levar a desencadear quadros de estresse devido às grandes cargas de preocupações.
Para quem gosta do contato com a natureza, organizar caminhadas ao ar livre, cuidar de hortas e interagir com animais e etc. pode promover uma pausa na rotina, contribuindo para um momento de tranquilidade e relaxamento.
Melhorias na concentração
O contato com a natureza sem a interferência da tecnologia é capaz de melhorar a concentração, já que é capaz de deixar o stress e os problemas em segundo plano.
Além disso, interagir com elementos naturais desperta aspectos sensoriais que, associados à realização de tarefas planejadas (como organizar a sequência de uma construção e cuidados de horta), são excelentes exercícios cognitivos.
Auxílio para os problemas do dia a dia
Mesmo quando estamos em um estado de relaxamento, nosso cérebro não para de trabalhar. Sendo assim, quando entramos em contato com a natureza a mente entra em um estado chamado de rede neural, que promove momentos de desenvolvimento e compreensão, nos ajudando a entender mais sobre nossas próprias identidades.
Boa pressão arterial
O ar fresco da natureza promove uma respiração com maior qualidade, visto que nas grandes cidades, os níveis de poluição são altos, fazendo com que o corpo sinta uma necessidade de receber mais oxigênio.
Além disso, quando realizamos atividades sob essas condições o corpo acaba promovendo uma quantidade maior de batimentos cardíacos, levando ao aumento da pressão arterial, fator prejudicial à saúde.
Resgatando memórias
Organizar uma rotina que contemple momentos com a natureza é ter a possibilidade de resgatar algum momento marcante da sua vida. Tal como cultivar algum tempero tradicional na culinária familiar, caminhar em lugares que remetem a brincadeiras da infância, ou até fazer artesanatos com elementos coletados na natureza.
Oxigenação
O ar fresco da natureza promove uma respiração com maior qualidade, visto que nas grandes cidades, os níveis de poluição são altos. E isso reflete em nossa qualidade de vida, pois evita problemas respiratórios, que geralmente acometem quem mora em grandes centros urbanos. O ar fresco garante um ambiente limpo e agradável, beneficiando a nossa saúde.
Sendo assim, não sobram dúvidas: se você tem alguma afinidade com tudo o que há “lá fora” para ser visto, admirado e aproveitado –ou se simplesmente deseja trazer um pouco do verde para sua casa ou reconhecer a natureza ao seu redor-, não pense duas vezes. No fim das contas, você estará fazendo muito mais do que um simples passeio ao ar-livre ou deixando seu lar mais belo: estará cuidando de si mesmo.
E aí, gostou de conhecer o benefício que o contato com a natureza oferece aos idosos? Quer mais informações sobre saúde e qualidade de vida para os idosos? Então, assine a nossa Newsletter e acompanhe todas as atualizações!