11 jan Coronavírus: 4 dicas para cuidar dos idosos durante o isolamento social
A pandemia do novo coronavírus gerou intensas mudanças na sociedade. Hoje, nossa única arma contra o contágio da doença é o isolamento social, que, apesar de eficaz, gera alguns problemas para aqueles que precisam de mais atenção.
Os idosos, em especial, fazem parte do grupo de risco e da parcela da sociedade que mais precisa de auxílio. Por isso, é importante não só redobrar os cuidados para evitar a propagação da COVID-19 como também assegurar que a solidão não estará presente nesse momento tão delicado.
Neste post daremos algumas dicas para que você consiga completar esses dois objetivos, fazendo com que suas medidas de isolamento sejam eficazes e sem grandes riscos para a saúde mental daqueles com idade mais avançada.
Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o fim!
1.Não confunda isolamento com abandono
O isolamento social é importante e deve ser aplicado com rigor. Entretanto, isso não significa que você abandonará aqueles que mais precisam de ajuda. O ideal é manter um equilíbrio e o contato durante essa fase, mesmo que seja por meio do telefone ou qualquer outro meio.
Procure se interessar pelos acontecimentos e pelo dia daqueles que estão isolados. Faça perguntas e procure interagir mais de uma vez por dia, se for possível.
Isso assegura o idoso de que ele não está abandonado e garante mais segurança nesse momento de dificuldade, o que é ideal para a saúde física e mental.
2. Incentive uma rotina saudável durante a quarentena
Mesmo em casa, é possível iniciar ou manter uma rotina de exercícios físicos e uma dieta balanceada. Muitas atividades como a caminhada, por exemplo, podem ser praticadas dentro de casa, no quintal ou em algum espaço propício.
O mesmo vale para alimentação: estando dentro de casa é ainda mais fácil seguir uma dieta e uma alimentação adequada, com menos alimentos processados, ricos em sódio, conservantes e calorias.
Obviamente, tanto a dieta quanto os exercícios físicos devem ser “ministrados” sem exageros, e sim, como uma medida e alternativa para manter o bom humor e a saúde. Afinal, uma boa dieta e um bom programa de exercícios são essenciais para melhorar a imunidade.
3. Mostre algumas opções de atividades relaxantes
Pode não parecer, mas o momento de isolamento social gerou grandes oportunidades para aqueles que desejam aliviar o estresse e o ritmo alucinante do cotidiano.
Incentivar a leitura, meditação, yoga e uma série de outras atividades pode auxiliar na redução da ansiedade e gerar bem-estar. Fora isso, esses hábitos quando mantidos geram enormes benefícios.
Se nenhuma dessas atividades forem de fácil implementação ou interesse, recomende bons filmes, séries, vídeos ou qualquer outra alternativa de lazer.
Essa medida faz com que o período de distanciamento seja mais fácil e até, de certa forma, mais prazeroso que o esperado. Adaptar a rotina é extremamente importante.
4. Conte com a tecnologia para manter contato
Muitos idosos não são hábeis com tecnologia. No entanto, ensinar e garantir um bom domínio básico do smartphone ou até mesmo do computador pode se provar inestimável durante e após o período de isolamento.
Atualmente existem várias alternativas para manter contato, sendo as chamadas de vídeo um dos recursos mais importantes e mais utilizados por pessoas de todas as idades durante a quarentena.
Conseguir visualizar a pessoa do outro lado da linha é muito importante, e, para os mais velhos, é até mesmo uma alternativa surpreendente que gera boas risadas, histórias e momentos.
Além disso, as redes sociais e os mais diversos recursos tecnológicos atuais são excelentes para quem busca lazer e informação durante o tempo livre.
Lembrando que, ao perceber os sintomas de depressão (como desânimo frequente, apatia, falta de energia) o recomendado é buscar por orientação médica e tentar se aproximar o máximo possível do seu ente querido. O mesmo vale para ansiedade ou qualquer outro transtorno emocional/psicológico.
Seguindo todas essas dicas garantimos que tudo ficará bem e o período de isolamento social será mais fácil (e seguro) do que parece durante a pandemia do novo coronavírus.
Gostou do post? Que tal uma leitura complementar sobre meditação para idosos? Você não se arrependerá!