11 jan Envelhecimento da voz? Saiba o que é presbifonia
A voz humana ocorre quando o ar que sai dos pulmões passa pelas cordas vocais. Como principal forma de comunicação e relação entre pessoas, a voz também passa pelo processo de envelhecimento. Esse processo se inicia com o primeiro choro ao nascer e continua a ocorrer ao longo do período de vida, sendo que se manifesta principalmente na adolescência, no período da puberdade.
Você já ouviu falar no termo Presbifonia? A Presbifonia consiste em modificações na fala decorrentes do envelhecimento da voz, ou seja, com o passar dos anos algumas alterações são observadas no tom e na qualidade da nossa voz, principalmente quando ocorre a rouquidão.
O idoso faz parte de uma população que costuma sofrer com essa situação e dessa forma a voz perde a intensidade, fica mais frágil, trêmula e com uma projeção menor, além disso, também pode gerar falta de ar e cansaço, por isso é importante ter alguns cuidados.
Envelhecer faz parte da vida de todos os seres vivos e é normal que certos desgastes comecem a aparecer, é natural, mas há fatores que contribuem para diminuir essas modificações e outros que aceleram diretamente na má qualidade da voz.
Ter uma voz em uma boa situação é fundamental, pois é por meio dela que conversamos, expressamos sentimentos e mantemos o contato com outras pessoas, e se ela não está em boas condições, acaba afetando diretamente o dia a dia de uma pessoa.
Um idoso que não consegue se comunicar ou passa a diminuir a fala, pode até acabar isolado ou até mesmo com depressão, pois há uma diminuição na interação e integração social.
Em mulheres, o envelhecimento da voz também costuma acontecer a partir da menopausa, depois dos 50 anos.
A laringe acaba sofrendo uma flacidez na musculatura e uma rigidez das cartilagens, somado a alterações estruturais nas pregas vocais como, edema e atrofia.
Diagnóstico
Vale ressaltar que alterações na voz ou mesmo a rouquidão não é algo normal e se isso persistir por mais de 15 dias é necessário consultar um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista.
O diagnóstico da Presbifonia é realizado pelo fonoaudiólogo por meio de exames, como a laringoscopia e também é realizada uma avaliação da voz e da pronúncia.
Como prevenir o envelhecimento da voz?
O envelhecimento é inevitável, porém, há várias medidas que podemos adotar para reduzir impactos negativos nesse processo. Por exemplo:
- Beba água frequentemente;
- Evite alimentos condimentados, chocolates e excesso de leite e seus derivados;
- Diminua a ingestão de cafeína;
- Mantenha uma postura corporal adequada;
- Evite falar muito alto e em excesso;
- Evite falar em um tom de voz que não é o seu habitual
- Evite falar por muito tempo em ambientes ruidoso
- Evite a exposição excessiva ao ar condicionado;
- Opte por roupas que não apertem a região do pescoço, tórax e abdômen;
- Evite pigarrear;
- Não fume;
- Evite bebidas alcoólicas;
- Pratique exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal.
Como tratar o envelhecimento da voz?
Da mesma forma que fazer atividades físicas podem reduzir os efeitos negativos do envelhecimento do corpo, a fonoterapia pode ajudar os pacientes por meio de exercícios que ajudam o processo de produção da voz, desde a respiração, até a movimentação das pregas vocais e a boca.
Você já sabia o que era a Presbifonia? Deixe um comentário abaixo e compartilhe para que mais pessoas não tenham problemas na voz.