11 jan Demências: Lewy e Parkinson
Existem varias doenças que podem comprometer as funções cognitivas relacionadas ao pensamento e o comportamento. Embora a doença de Parkinson seja mais conhecida pelos sintomas motores que acarreta, nos estágios avançados pode afetar a memória, a atenção e outras capacidades mentais.
A Demência de Corpos de Lewy é causada pela degeneração e morte das células nervosas do cérebro. O nome deriva da presença de estruturas esféricas anormais, denominadas por corpos de Lewy, que se desenvolvem dentro das células nervosas, contribuindo para a morte das células cerebrais. A demência por corpos de Lewy é o terceiro tipo mais comum de demência. A demência por corpos de Lewy normalmente se desenvolve em pessoas com mais de 60 anos.
Cerca de 40% das pessoas com doença de Parkinson desenvolvem a demência da doença de Parkinson. A demência geralmente se desenvolve depois dos 70 anos de idade e cerca de 10 a 15 anos após a doença de Parkinson ser diagnosticada.
Sintomas (Demência por corpos de Lewy)
Os sintomas da demência por corpos de Lewy são muito semelhantes aos da doença de Alzheimer. Incluem perda de memória, desorientação e problemas para se recordar, pensar, compreender, se comunicar e controlar o comportamento. Mas a demência por corpos de Lewy pode ser diferenciada pelo seguinte:
- Nos estágios iniciais, a função mental oscila, muitas vezes de forma dramática, ao longo de um período de dias ou semanas, mas às vezes de um momento para outro. Um dia as pessoas podem estar alertas e aptas a prestar atenção e conversar de forma coerente, e no dia seguinte podem estar sonolentas, desatentas e quase mudas. As pessoas podem olhar para o espaço por longos períodos de tempo;
- Num primeiro momento, a atenção e o estado de alerta pode ser mais prejudicado do que a memória, incluindo a memória para eventos recentes. Os problemas de memória podem resultar em maior parte da falta de atenção do que da lembrança de problemas recentes;
- A capacidade de copiar e desenhar pode ser prejudicada mais gravemente do que outras funções cerebrais;
- Os sintomas psicóticos, como alucinações, delírios e paranóia são mais comuns na demência por corpos de Lewy e as alucinações tendem a ocorrer mais cedo.
Sintomas (Demência da doença de Parkinson)
Na demência da doença de Parkinson (ao contrário da demência por corpos de Lewy), a função mental normalmente começa a ficar deteriorada cerca de 10 a 15 anos após aparecerem problemas com os músculos e movimentos.
Como em outras demências, muitas funções mentais podem ser afetadas. A memória é prejudicada, e as pessoas têm dificuldade em prestar atenção e processar as informações. Os problemas com planejamentos e realizações de tarefas complexas ocorrem mais cedo e são mais comuns do que na doença de Alzheimer.
Alucinações e delírios são menos comuns e/ou menos graves do que na demência por corpos de Lewy.
Diagnóstico
O diagnóstico de demência por corpos de Lewy é baseado em seus sintomas característicos, ou um tipo especial de TC, chamada TC por emissão de fóton único (SPECT) pode ajudar os médicos a diagnosticar a demência por corpos de Lewy.
Podem ser realizadas a tomografia computadorizada (TC) e a imagem por ressonância magnética (RM) para descartar outras causas de demência.
Tratamento
Sabemos que não existe um medicamento que seja capaz de impedir ou retardar a evolução da degeneração cerebral, muito menos que possa reverter à condição. O objetivo do tratamento farmacológico é controlar os sintomas quanto possível, e melhorar qualidade de vida do paciente e seus familiares.
Além dos tratamentos medicamentosos, recomenda-se também abordagens não-farmacológicas. A fisioterapia ajuda a manter a massa muscular, e o equilíbrio. A fonoterapia pode auxiliar em questões de linguagem, e principalmente, nos problemas da deglutição.
Gostaria de conhecer melhor os serviços da Alphacare? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma avaliação gratuita e sem compromisso!