fbpx
<strong>Paciente acamado: a importância do cuidado com a saúde bucal</strong>

Paciente acamado: a importância do cuidado com a saúde bucal

O processo de envelhecimento vem com muitos desafios a serem vencidos. Mesmo que a pessoa tenha sido ativa, a idade pode acarretar em algumas limitações. E quando há presença de doenças como AVC ou derrame, pode ser que o idoso precise ficar acamado. Dessa forma, é essencial ter ajuda para realizar tarefas cotidianas e ainda cuidar da saúde de uma forma geral. Pensando em melhorar os cuidados com higiene, trouxemos algumas dicas para ajudar a escovar os dentes do idoso acamado. Confira!

4 dicas para escovar os dentes do idoso acamado

1- Procure a melhor posição

Em primeiro lugar, para escovar os dentes do idoso acamado é preciso encontrar uma posição confortável e favorável para a ação. É recomendado sentar a pessoa na cama ou, se for mais fácil, levantar as costas com uma almofada. Isso ajuda a evitar o risco de engasgo com a pasta de dentes ou até mesmo com saliva.

Depois disso, coloque uma toalha sobre o peito da pessoa e uma bacia no colo. Assim, há menor risco de sujar e/ou molhar a roupa além de ter um local para que a pessoa possa jogar fora a pasta.

Se o idoso não tiver a capacidade para cuspir ou não tiver dentes, a escovagem deve ser feita substituindo-se a escova por uma espátula.

2- Atenção com língua e gengiva

A boca não é formada apenas pelos dentes. Além de cáries, outros problemas podem acometer a boca. A gengivite é um problema bem comum que pode ser evitado com a correta escovação dos dentes e da língua. Muitas pessoas não têm o costume, mas a língua também precisa de cuidados.

Com a sua escovação é possível retirar resíduos de alimento e bactérias que ficam na superfície e podem causar problemas para a sua saúde bucal. O ideal é escovar os dentes do idoso acamado depois de cada refeição e após utilizar remédios orais. E não se esqueça de utilizar uma escova de cerdas macias para não causar feridas na gengiva.

3 – Separe o material necessário

Para não precisar parar no meio do processo, é essencial que você separe o material necessário para escovar os dentes do idoso acamado. Separe:

  • uma escova de cerdas macias;
  • pasta de dentes;
  • bacia pequena;
  • fio dental;
  • enxaguante bucal (se for de costume e liberado pelo médico);
  • toalha de rosto.

Caso o idoso não tenha todos os dentes ou faça uso de dentadura também pode ser necessário utilizar uma espátula com uma esponja na ponta.

Para escovar a dentadura deve-se retirar da boca da pessoa com cuidado e lavá-la com uma escova de cerdas mais duras e pasta de dentes. É preciso retirar toda a sujeira e depois voltar a colocar na boca da pessoa.

4 – Tenha ajuda profissional

Ter a ajuda de um cuidador de idosos pode ser fundamental para escovar os dentes do idoso acamado. O profissional entende a necessidade de cada pessoa e desenvolve um trabalho especializado e com os cuidados necessários para manter a saúde geral do idoso.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e qualidade de vida para o seu familiar idoso. Você já conhece os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?