fbpx
Como manter bons hábitos, e envelhecer de forma saudável?

Como manter bons hábitos, e envelhecer de forma saudável?

O mundo está envelhecendo e as pessoas vivendo mais. O aumento da longevidade exige dos serviços mudanças na forma de fazer a atenção à saúde e os serviços de APS (atenção primaria a saúde)  possuem papel fundamental no cuidado dessa população que em 2050 será em torno de 2 bilhões.

O processo de envelhecimento indica que ele tem relação com: herança genética; atividade física; estilo de vida; alimentação; meio ambiente; apoio social, habilidade emocional e mental de lidar com as crises da vida; entre outros.

Portanto, essas situações devem ser avaliadas e observadas pelas equipes de saúde que desejam promover um envelhecimento ativo, saudável da população sob sua responsabilidade.

Nesse texto, citaremos algumas medidas para envelhecer com saúde e qualidade de vida, boa leitura!

Atitude não tem idade

A primeira medida a ser trabalhada com os grupos tem relação direta com o desenvolvimento de uma atitude positiva diante da vida, pois para desenvolver a capacidade de autocuidado e autopromoção do envelhecimento saudável é necessário desenvolver ou possuir previamente a atitude interna de autovalorização e reconhecimento da fase da vida que está atravessando.

É importante para o idoso:

1. Propósito de vida;

2. Envolvimento social e com outras pessoas;

3. Valorização de si mesmo;

4. Participe de diálogos;

5. Permitir que o idoso cuide de sua saúde;

6. Tempo para se ajustar às mudanças, quaisquer que sejam.

Mantenha atento à sua saúde

O envelhecimento é do processo de desenvolvimento. As mudanças normais relacionadas com a idade podem ser antecipadas e adaptadas de modo que as pessoas idosas possam viver felizes, saudáveis e ativas.

Recomenda-se aos idosos visitar o serviço de saúde para exames periódicos e para a realização de vacinas. Portanto, as equipes de saúde devem estar preparadas para realizar e/ou encaminhar para:

– Medidas de PA, pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia a cada 5 anos, mamografia, citopatológico, dosagem de triglicerídeos, colesterol total e frações, dosagem de glicose de jejum no sangue, dosagem do antígeno prostático específico, densitometria óssea, vacinas, visita regular ao dentista, observação do uso correto dos medicamentos, realizar exposição adequada ao sol, cuidar da saúde emocional, limitar o uso do álcool e reduzir / parar de fumar.

Manter uma alimentação saudável

A alimentação é o fator que mais está ligado à qualidade de vida e à longevidade do ser humano. A alimentação constitui-se numa aliada tanto para a manutenção da saúde como para prevenir ou reverter doenças.

Mudanças decorrentes do processo de envelhecimento podem ser atenuadas com uma dieta balanceada nos aspectos dietéticos e nutritivos.

Das 10 doenças que mais matam no mundo, 5 estão associadas à alimentação de má qualidade, são elas: infarto, derrame, obesidade, diabetes e câncer (de próstata, de mama e de intestino).

Uma dieta com alta concentração de óleos vegetais e grãos; gorduras na medida certa; frutas e vegetais em abundância; evitam inflamações do organismo e doenças das artérias.

Procure ter boas noites de sono

O padrão de sono se modifica à medida que envelhecemos. Com a idade, o tempo de sono é menor, o despertar acontece mais cedo e as sonecas durante o dia são comuns.

Os idosos também têm dificuldade de voltar a dormir se forem despertados, entretanto, um sono agitado que não traz descanso não é parte do envelhecimento, ele pode estar relacionado a situações de preocupação, ansiedade, problemas fisiológicos, psiquiátricos ou com mudanças sociais que ocorrem na vida do idoso.

Os profissionais podem ajudar os idosos identificando se existem causas relacionadas com a saúde física ou emocional, o consumo de medicações ou substâncias que possam estar causando a insônia. Em algumas situações mudar o horário das medicações, evitar certos medicamentos auxiliam no processo.

Evite os acidentes domésticos

O risco de cair aumenta significativamente com o avançar da idade. O principal tipo de queda é a denominada de “queda da própria altura” causada por acidentes como tropeçar em um buraco, cair da escada, escorregar em um tapete mal colocado e sem proteção antiderrapante, esbarrar em animais correndo, quedas que acontecem durante a noite no trajeto entre o quarto e o banheiro.

Os locais identificados como de maior risco para a ocorrência de tropeços e quedas são: quarto, banheiro, cozinha, escadas e calçadas.

Mantenha-se ativo

Manter-se ativo contribui para um envelhecimento saudável. O exercício regular é um fator que reduz os riscos de aparecimento de doenças que normalmente aceleram o processo natural de envelhecimento.

Oriente o idoso a praticar alguma atividade física aeróbica que seja de seu agrado, no mínimo com 30 minutos de duração e na maioria dos dias da semana (4 vezes ou mais) para prevenção de doença cardiovascular.

Os benefícios incluem: perda e manutenção do peso, melhora da circulação, aumento da massa muscular e da flexibilidade, aumento da resistência e da força, melhora no padrão de sono.

Procure manter uma vida sexual ativa

À medida que envelhecemos, vamos desenvolvendo e apresentando mudanças. Não podemos esperar o mesmo desempenho sexual de quando éramos jovens. No entanto, a experiência que adquirimos leva ao desenvolvimento da capacidade de aprofundar os relacionamentos, cultivar afeto e encontrar o prazer necessário à nossa vida.

A maturidade e a experiência têm seus encantos. É possível amar sem precisar perseguir a juventude desde que haja a coragem de assumir um compromisso com esse relacionamento. É possível apaixonar-se em qualquer idade.

O profissional da saúde deve preparar-se para abordar as questões relativas à sexualidade e vida sexual na terceira idade. Mesmo que o idoso esteja só ou tenha um parceiro, ele ainda terá seus desejos e necessidades sexuais. Cabe ao profissional propiciar um espaço aberto onde ele possa se sentir confiante e se expressar.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e qualidade de vida para o seu familiar idoso. Você já conhece os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?