12 dez Como cuidar de idosos à noite? Entenda suas principais necessidades
Aprender técnicas e procedimentos para cuidar de idosos à noite auxilia na redução das limitações apresentadas pelas pessoas que já alcançaram a terceira idade. Nessa fase da vida os tipos de problemas noturnos relacionados à saúde dos idosos exigem conhecimentos específicos — e ajuda profissional — para assegurar a atenção, o carinho e os cuidados que essas pessoas merecem.
Nesse sentido, explicaremos por que o idoso requer atenção especial à noite, bem como informaremos quais são as necessidades principais relacionadas ao acompanhamento noturno de pessoas na terceira idade. Veja, então a importância de buscar conhecimento específico para lidar com cada tipo de situação, já que muitos idosos passam por tratamentos ou limitações que necessitam de cuidados constantes. Acompanhe!
Conheça os tipos de problemas que mais acontecem com o idoso à noite
Listamos algumas sugestões para ajudar o familiar ou o cuidador responsável por cuidar de idosos à noite. Veja quais são!
Alterações no sono
Um aspecto importante é evitar atividades que podem atrapalhar o sono do idoso. Evite incentivar caminhadas, exercícios de fisioterapias ou quaisquer outras tarefas no final da tarde ou antes de ir para a cama.
Na terceira idade, as pessoas podem desenvolver alterações no sono, a exemplo da insônia. Por isso, manter horários regulares para se alimentar, tomar banho e repousar são imprescindíveis para a manutenção de uma rotina mais tranquila, equilibrada e saudável.
Agressividade
Doenças como o Alzheimer podem provocar irritabilidade e agressividade. Dependendo do nível de complicação, é preciso desenvolver e treinar habilidades específicas para ajudar os idosos com esse problema. Além dessas manifestações clínicas, os episódios de mau humor também podem gerar agressividade na hora de dormir.
Problemas respiratórios
Com o avanço da idade, muitos indivíduos apresentam problemas de ordem respiratória. Alguns se queixam de cansaço, dores no peito, dificuldades para respirar ou acordam muitas vezes à noite. Nessa etapa da vida, condições muito comuns — e que exigem atenção especial — são a apneia do sono e o ronco, complicações que geram problemas respiratórios e dificultam o repouso.
Aumento de vontade de urinar
Na idade avançada, o corpo passa por alterações fisiológicas que comprometem alguns órgãos e sistemas. O aparelho urinário é um dos mais afetados, já que ocorre o relaxamento do esfíncter, o que faz com que o idoso vá ao banheiro mais vezes à noite. Por isso, os responsáveis por cuidar de idosos à noite necessitam de bastante paciência para ajudá-los nesses momentos.
Veja o que mais exige atenção ao cuidar de idosos à noite
Alguns fatores exigem mais atenção dos responsáveis pelo cuidado com o familiar com mais idade. Observe!
Entenda as dificuldades típicas da idade
Há diversas questões próprias do envelhecimento que podem resultar no maior número de despertares à noite. Assim, quem assume o papel de ajudar durante a noite necessita estar preparado e compreender que o comportamento noturno é resultado das modificações naturais da fisiologia do idoso.
Por conseguinte, muitos idosos acamados (ou não) terão mais vontade de urinar à noite, sede e problemas respiratórios. Além disso, o sono superficial influencia a frequência desses episódios.
Tenha números de emergência próximo
Esteja atento caso surja alguma situação de emergência durante à noite. Por isso tenha números de emergência sempre à mão, principalmente se você cuida de pacientes com doenças graves, crises frequentes de apneia ou problemas de coração.
Ofereça medicações nos horários certos
As medicações ou outros procedimentos realizados em idosos devem seguir as orientações médicas. Faça um controle adequado das medicações e ofereça-as sempre nos horários corretos. Adotar esses cuidados é primordial para garantir uma assistência de qualidade ao paciente com limitações próprias da idade.
Percebe-se por fim, que cuidar de idosos à noite não é uma tarefa simples. Por isso, o ideal é contratar uma empresa de home care especializada — e experiente — nesses cuidados. Essa alternativa possibilita maior tranquilidade à família e a prestação de serviços especiais com vistas à promoção da saúde no envelhecimento.
Agora é com você: aproveite a visita ao nosso blog e veja tudo sobre distúrbios de sono no idoso!