11 jan Beleza e autoestima na terceira idade
O envelhecimento é a fase da aceitação, ou seja, reconhecer as transformações que ocorrem de forma natural com o corpo, mas não perder a alegria de se cuidar da beleza e ressaltar seus encantos, esse é o momento de priorizar os cuidados com o corpo, com a saúde e, principalmente, com a autoestima.
Então, está vivenciando essa transformação inerente à vida de qualquer pessoa? E como está se cuidando? Já parou para pensar que beleza na terceira idade é algo possível? Prossiga com a leitura deste post e conheça algumas dicas valiosas.
Conheça algumas dicas importantes para preservar a saúde autoestima
Os grandes vilões estéticos, principalmente da mulher idosa, estão relacionados ao rosto, como a flacidez e as rugas, além do envelhecimento das mãos e o contorno corporal. Para cada caso, em particular, há uma indicação de tratamento. Confira alguns cuidados básicos:
- Cuidar da limpeza e da hidratação da pele;
- Evitar ganho ou perda excessivos de peso;
- Limitar o tempo de exposição solar utilizando bloqueadores solares e não fumar;
- Ter hábitos alimentares mais saudáveis são cuidados básicos recomendados a qualquer idade, mas fundamentais para os idosos interessados em ter uma aparência mais jovem, bem como manter a saúde mais equilibrada.
Além desses cuidados básicos, há também outros importantes, recomendados por cirurgiões plásticos em casos mais específicos. Dentre as muitas possibilidades destacam-se:
Atualmente existem vários procedimentos que podem auxiliar na saúde dos pacientes, como por exemplo, a toxina botulínica (popularmente conhecida como botox), que já vem sendo utilizada com frequência no tratamento de enxaqueca, doenças neurológicas, e até mesmo nas sequelas posteriores ao AVC”, pontua.
O lifting com fios de PDO (compostos de polidioxanona) é um método de suspensão dos tecidos da face e corpo e pode colaborar para a melhora do campo de visão do paciente. A aplicação corrige a redondeza do rosto, levanta a pele já encolhida nas bochechas, maxilares, pescoço e também produz um excelente elevador de sobrancelha”, explica o profissional que ainda ressalta que existem outros inúmeros procedimentos que podem ajudar.
Saiba os benefícios de cuidar da beleza para a saúde mental
A autoestima ajuda a evitar doenças mentais, principalmente na terceira idade. A baixa autoestima é um caminho para tais patologias, como a depressão. Portanto, é imprescindível que o idoso procure encontrar o equilíbrio emocional, evite aborrecimentos e cultive um espaço acolhedor, incluindo os cuidados com o corpo e com a sua saúde.
Estar bonita é estar jovem? De forma nenhuma! Beleza não significa juventude! Há pessoas idosas lindas e que aceitam a idade que têm e se cuidam com alegria e prazer. Entendem que, em sua idade, o objetivo não é rejuvenescer demasiadamente, mas estar bem e se sentir bem cuidada, com boa autoestima, leveza em suas ações cotidianas, ou seja, reconhecer a beleza em sua existência.
Atualmente os idosos têm aumentado a procura pelos consultórios e clínicas que oferecem tratamentos de estética e relaxamento em busca de mais qualidade de vida, um dos fatores que contribuem para o aumento da expectativa de vida.
Entretanto, pessoas bem-cuidadas física e esteticamente, por consequência, adotam hábitos mais saudáveis, passam a praticar atividades físicas e se movimentam mais, isso sem dúvida afasta-as da zona de vulnerabilidade e diminui os riscos de desenvolver doenças mentais, entre outras.
É importante ressaltar que cuidar da beleza na terceira idade, além de trazer a alegria com o corpo físico, reduz o estresse emocional e melhora a qualidade de vida do idoso. Portanto, são cuidados totalmente recomendados, inclusive pelo geriatra, o profissional que trata da saúde dos idosos.
Então, gostou do texto? Ele trouxe reflexões e dicas importantes para a manutenção de sua autoestima? Gostaria de obter novas informações a respeito deste e outros temas fundamentais para o seu autoconhecimento? Assine a nossa newsletter!